Moradores da Regional Sede participam de qualificação para acompanhar as obras da avenida Maracanã A fim de qualificar a participação popular, os 20 representantes da comissão paritária formada na Regional Sede para acompanhar as obras da Avenida Maracanã estão fazendo um curso com o tema voltado para a área socioambiental. A formação terá duração de oito semanas. “Está sendo muito importante esse curso para a população local porque a obra envolve várias questões ambientais. Eles estão sendo preparados para poder fiscalizar a obra com conhecimento”, afirmou Lindomar Diamantino, administrador da Regional Sede.
A expectativa dos moradores da região é muito grande em relação à obra. De acordo com Lindomar, um grupo muito grande tem acompanhando a intervenção e todos querem saber das novidades e atualizações. A comissão criou formas de atualizar a população criando um grupo de WhatsApp chamado “Social Avenida Maracanã’, que também se reúne periodicamente. "Nós temos um plantão social que envolve 8 bairros. São 20 pessoas que fazem parte de um grupo grande de pessoas que estão acompanhando as obras da avenida Maracanã. A população está muito interessada e empolgada com a obra. Todos queria fazer parte da comissão”, afirmou o administrador regional.
O projeto da avenida Maracanã está inserido em uma série de medidas para a melhoria da infraestrutura viária no município. Para reduzir significativamente o tráfego na área central e ordenar o espaço urbano, a implantação da avenida Maracanã vai retirar parte do trânsito da Avenida João César de Oliveira, permitindo a transposição da área urbana de Contagem sem passar pelo Centro Histórico.
A implantação da Avenida Maracanã também contemplará obras de drenagem pluvial e saneamento com galerias para transposição do curso d´água, implantação de rede coletora e de interceptores de esgoto ao longo do córrego, dentre outras intervenções. A intervenção complementa as obras do Corredor Norte/Sul, concebido dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
A nova avenida terá a extensão de 4,5 km e vai ligar a LMG-808 à avenida João César de Oliveira. O complexo viário receberá investimento de cerca de R$ 250 milhões em obras de mobilidade e saneamento.